Logo Cover

Estudo de Caso 5.3: confirmando a localização e o conteúdo de um vídeo

Christoph Koettl é o gerente de respostas a emergências (emergency response) da Anistia Internacional nos EUA. Ele é especialista na utilização de imagens de satélite, tecnologia móvel e jornalismo cidadão para pesquisa e defesa dos direitos humanos. Suas especialidades são direito internacional humanitário, análise de conflitos, mapeamento de crises e validação de vídeos, e frequentemente ele ministra palestras sobre tecnologia e direitos humanos, incluindo na SXSW 2014. Koettl foi testemunha sobre crimes de guerra no Sri Lanka frente ao Congresso dos Estados Unidos. Numerosos meios de comunicação nacionais e internacionais, incluindo AP, BBC, CNN, Al Jazeera e Reuters, cobrem o seu trabalho regularmente. O Twitter dele é @ckoettl.

Durante os violentos conflitos no Cairo, em agosto de 2013, houve um vídeo do YouTube em particular que recebeu muita atenção da mídia. Posteriormente, o vídeo original foi removido do YouTube, mas também pode ser visto aqui. A descrição amplamente usada para esse vídeo, que apareceu, por exemplo, no título de um post de um blog do Washington Post, era de que manifestantes haviam empurrado um carro de polícia para fora de uma ponte no Cairo.

Comportamentos violentos demonstrados pelos manifestantes são, obviamente, relevantes na hora de investigar casos de uso desproporcional da força pela polícia, como fazemos na Anistia Internacional. Também trabalhamos para verificar vídeos com o objetivo de determinar se aconteceram abusos de direitos humanos. Por isso, esse vídeo continha imagens que precisavam de uma análise cuidadosa.

O que se destacava no vídeo, em contraste com a descrição e o título, era que em nenhum momento os manifestantes podiam ser vistos realmente empurrando o carro para fora da ponte. Uma análise mais atenta era claramente necessária. A seguir, explico o que fiz para avaliar o conteúdo do vídeo e determinar a localização exata do incidente:

Um dos primeiros passos para validar um vídeo gravado por usuários é buscar outros conteúdos que mostrem o mesmo incidente1. Costumo fazer uma busca no YouTube, no painel do Storyful (um serviço pago) e na seção de notícias aberta do Storyful para encontrar outros conteúdos em vídeo. Como observado no capítulo 5, eu filtro minhas buscas do Youtube por data de envio para diminuir o número de resultados. Usando essas ferramentas, encontrei um segundo vídeo que foi filmado de um ângulo diferente. Ele parece ter sido gravado a partir de um arranha-céu nas proximidades e, portanto, oferece uma ótima visão de toda a cena. A filmagem mostra que ninguém realmente empurrou o carro da polícia para fora da ponte. Em vez disso, o carro parece ter colidido com outro veículo, o que fez com que ele rolasse para trás e caísse da ponte. Este segundo vídeo confirmou que o incidente era real, mas também revelou que a descrição (e o título) eram imprecisos.

Com o novo ponto de vista proporcionado pelo segundo vídeo, tornou-se mais fácil encontrar o local exato do incidente. O artigo do Washington Post afirmava que a "Ponte de 6 de Outubro" era o cenário do vídeo. É suficiente para começar, já que é fácil encontrar a ponte em mapas online. No entanto, na verdade ela uma estrada elevada muito longa que atravessa grande parte da cidade, o que tornou mais difícil encontrar o local exato.

Ao analisar cuidadosamente o segundo vídeo, um marco se destacou: um estádio esportivo. Ao encontrar a Ponte de 6 de Outubro no Google Earth, fui capaz de identificar dois estádios que ficam bem próximos. Depois de girar a visualização no Google Earth para encontrar a provável localização e a linha de visão da pessoa que estava filmando, encontrei um local que correspondia ao segundo estádio. Depois de confirmar a localização geral, foi fácil identificar os arranha-céus com vista para o incidente. Usando a ferramenta de mapeamento do Google Earth Pro, produzi um mapa geral simples mostrando a localização dos dois vídeos, os campos de visão e marcos históricos relevantes:

Coordenadas do vídeo principal: 30.058807, 31.303089

Por fim, mais duas características confirmaram a localização: uma torre de transmissão é visível no fundo do vídeo e também nas imagens de satélite. Além disso, ativei a camada de fotos do Panoramio no Google Earth para procurar imagens geradas pelos usuários. A camada Panoramio contém fotos georeferenciadas e geradas pelos usuários que oferecem uma visão do terreno e, consequentemente, um alto nível de detalhes. Também existem várias fotos feitas desde a parte de baixo da ponte, onde o carro foi parar, e os pilares da ponte correspondem perfeitamente ao que é visto no vídeo.

Graças a uma combinação de buscas de vídeos, Google Earth e Google Maps, fui capaz de verificar onde o vídeo foi filmado e também de desmascarar uma descrição errônea que poderia ter tido sérias consequências para os manifestantes do Cairo.

No final, depois que a história verdadeira sobre por que o carro de polícia caiu da ponte foi esclarecida, o Washington Post publicou um segundo post e uma correção..


  1. Para saber mais sobre o valor de vídeos com múltiplas perspectivas, por favor leia o artigo de Hal Hodson: “Vídeos de múltiplas tomadas podem identificar violadores de direitos civis”, publicado na New Scientist em 28 de junho de 2013; e o Rashomon Project, ambos em inglês.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.